Dalvania Cardoso é a primeira mulher a presidir uma reunião de prefeitos da AMREC

Publicado em 08/04/2021 às 17:47 - Atualizado em 08/04/2021 às 17:52


Créditos: Antonio Rozeng Baixar Imagem

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, que ocupa a vice-presidência da AMREC, presidiu hoje (08/04) a reunião de prefeitos da AMREC. É a primeira vez na história da associação que uma mulher preside uma assembleia geral de prefeitos.

O presidente da AMREC e prefeito de Orleans, Jorge Koch, não participou da reunião porque cumpriu agenda em Florianópolis, onde teve encontro com a Daniela Reinehr, organizado pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM).

Aeromédico

Na pauta foi feito apresentação da prestação de conta do Serviço Aeromédico (Sarasul), que completou três meses, no último dia 21 de março. O presidente da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC) e prefeito de São João do Sul, Moacir Francisco Teixeira, participou da reunião, junto ao Gerente Executivo, Heriberto Schmidt.

A apresentação foi realizada pelo coordenador médico da OZZ, José Nixon Batista, representando a empresa contratada para realizar a parte médica do serviço. Até o momento 63 atendimentos foram realizados, sendo 22 na região da AMESC (Araranguá), 21 na região da AMUREL (Tubarão) e mais 19 na AMREC. Hoje 11 médicos trabalham no serviço.

A aeronave é utilizada pelos dois serviços: o Sarasul e o pelo Serviço Aeropolicial (Saer). A aeronave, que é da Polícia Civil, é utilizada pela OZZ, para operação do Sarasul. A OZZ hoje recebe um valor mensal pago pelos municípios da AMREC, por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitario da AMREC (CIM-AMREC).

O médico José Nixon, ainda deu exemplo de uma gestante atendida em Araranguá, e que precisou de UTI Neonatal. “No momento do atendimento a serra estava fechada e precisou ser transferida para UTI em Lages. Aquela vida foi salva pelo serviço”, disse médico.

Região

Dez/2020

Jan.

Fev.

Mar.

Abr.

Total

AMESC

03

04

08

05

02

22

AMREC

 

04

03

12

 

19

AMUREL

01

08

04

06

02

21

Garopaba

 

1

 

 

 

01

Total

04

17

15

23

04

63

 

Dia do jornalista

A passagem pelo dia do jornalismo, comemorado no dia de ontem 7 de abril, também foi lembrada durante a reunião de prefeitos. As jornalistas e professoras do curso de Jornalismo da Centro Universitário Satc (UniSatc), Karina Farias e Marli Vitali, tiveram participação defendendo a profissionalização dos departamentos de comunicação dos órgãos públicos.

“A nossa intenção, enquanto formadores de novos profissionais, foi valorizar o papel do jornalismo na sociedade e na gestão pública. Informar a comunidade com qualidade é uma prestação de serviço fundamental e esse trabalho passa pelas mãos de um jornalista”, comentou a coordenadora do Curso de Jornalismo, Karina Farias, que lembrou que o curso está a 14 anos formando profissionais.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar