Compartilhar share

Colaboradores que atuam em Sala de Vacina são capacitados pela AMREC

Publicado em 23/08/2021 às 19:39 - Atualizado em 23/08/2021 às 20:27


Créditos: Antonio Rozeng Baixar Imagem

Iniciou hoje pela manhã (23/08) a capacitação em sala de vacina para servidores dos municípios ligados a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC). O curso terá 40 horas e está ocorrendo durante a semana toda na sede da Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

Outras duas turmas estão programadas para o final de outubro e novembro, sendo 15 pessoas cada turma. A justificativa das capacitações, segundo a secretária da Comissão Intergestores Regional de Saúde, (CIR-Carbonífera), Margarete Pasetto, devido a pandemia e o afastamento de servidores que contraíram Covid-19, os municípios estão com falta de vacinadores nas salas de vacina.

“Aumentou, e muito, as atividades de vacinação. Novas salas de vacina foram abertas para atender toda a demanda nos municípios”, argumentou Margarete, explicando que a pauta surgiu numa reunião dos secretários de saúde dos municípios, e com a aprovação do presidente da AMREC e prefeito de Orleans, Jorge Koch. A responsabilidade de ministrar essas capacitações, geralmente é da secretaria de saúde do Estado, que atualmente não vendo dando conta de atender a demanda.

O curso está sendo coordenado pelo Setor de Imunização e Vigilância Epidemiológica da Coordenadoria Macrorregional de Saúde e pela CIR-Carbonífera. “Hoje são cerca de 20 tipos de vacinas para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes. O vacinador precisa estar apto a avaliar a carteira nacional de vacinação e orientar sobre o esquema vacinal”, explica Margarete.

O curso está sendo ministrado pelo monitor credenciado pelo Estado, Paulo Hanssen, que atua no setor de tuberculose e hanseníase na secretaria municipal de saúde de Criciúma. Hoje pela manhã o presidente da AMREC, esteve na abertura dos trabalhos. Ele exaltou a importância do profissional nos tempos em que vivemos de pandemia para voltarmos a normalidade do dia-a-dia. O secretario de saúde de Orleans e presidente da CIR-Carbonífera, Murilo Debiasi, também esteve presente, agradecendo e parabenizando a todas pela capacitação.


Galeria Multimídia

{{grupo.nome}}
  • {{grupo.items.length - 12}}
    {{item.codGaleriaMultimidiaItem}}
Fechar